Dicas para projeto de uma casa de campo - Dica 3
Casa de Campo – Como Projetar
Não tem nada melhor do que poder curtir a natureza em uma belíssima casa de campo. Tranquilidade, o barulhinho do vento passando pelas folhas e claro muito verde é isso que as pessoas procuram ao se refugiar no interior para fugir da agitação, do barulho, da poluição e da loucura urbana.
Por isso, ao escolher ou projetar uma casa de campo algumas coisas importantes devem ser levadas em consideração.
Casa de Campo Ecológica
Para economizar recursos financeiros e energéticos as casas de campo devem aproveitar ao máximo a ventilação e a iluminação natural, evitando o uso de condicionadores de ar para o resfriamento ou calefação.
Estratégias sustentáveis para climatizar os ambientes são importantes e nas casas de campo a utilização de algumas dessas técnicas podem resultar em uma casa charmosa e ecologicamente correta, com o uso de paredes grossas de pedra ou concreto, por exemplo, que retém o calor durante o dia mantendo o ambiente interno fresco e a noite dissipa o calor para o interior aquecendo os cômodos.
Essa e uma técnica ideal para casas em climas subtropicais, interior de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas.
Os telhados verdes também são bem-vindos em casas de campo, pois evitam a ação direta do sol sobre as telhas e colaboram para a formação de um microclima mais agradável, principalmente em regiões secas.
E já que estamos falando em casas de campo ecológicas, vale lembrar que é possível fazer o projeto da casa de campo respeitando o desnível natural do terreno, ou seja, não é preciso nivelar o terreno para construir, pelo contrário os desníveis são ótimos para gerar novas perspectivas visuais.
Dessa forma é possível reduzir o número de árvores cortadas, de pedras retiradas e ainda por cima as construções sobre pilotis permite uma maior ventilação natural e protege a casa da umidade do chão.
Outros recursos sustentáveis podem ser empregados nas casas de campo, principalmente quando não existem ligações de esgoto, água e elétricas. Para isso, a casa pode contar com fossas sépticas, coleta de água da chuva para irrigação, limpeza e se purificada até para o consumo, aquecimento solar para os chuveiros, placas de energia solar.
Se não existe abastecimento de água é preciso verificar se existe alguma rede de abastecimento que seja possível fazer uma ligação ou ainda se existem fontes de água potável em que se possa captar água para a casa.
Fonte: arquidicas.com.br
Link: (https://www.arquidicas.com.br/casa-de-campo/)