Empreender no campo: opções para se tornar um produtor rural
A zona rural brasileira está cheia de oportunidades para quem deseja empreender. Um produtor rural pode cultivar orgânicos, fazer bebidas artesanais, criar gado ou oferecer sua propriedade para o turismo. Em tempos de urbanização, há quem prefira fugir da cidade e buscar qualidade de vida em meio à natureza.
O empreendedorismo rural é um tema antigo. No Brasil, pequenos produtores costumam não estar bem preparados para otimizar o serviço e aumentar os lucros. Mas hoje há uma série de cursos de capacitação que dão ao agricultor as ferramentas necessárias para se inserir no mercado e até inovar. O SEBRAE, por exemplo, oferece uma série de oficinas para quem deseja trabalhar no campo.
Além disso, a demanda crescente por produtos orgânicos e alimentos naturais tem incentivado empreendedores a buscarem uma fonte de renda também no campo. Nos últimos anos, surgiram uma série de projetos que conectam produtores rurais e consumidores para agilizar as vendas, como a Tribo Viva e a Comunidade que Sustenta a Agriculta (CSA).
Como empreender no campo
Horta orgânica
Todo mundo gosta de alimentos naturais, fresquinhos e cultivados sem agrotóxicos. Em hortas orgânicas é possível produzir hortaliças, verduras, frutas e legumes. Para cultivá-los, o agricultor precisa de um terreno apropriado, quantidade suficiente de água e adubação eficiente.
Antes de começar uma horta orgânica, o ideal é pesquisar técnicas e oficinas de capacitação que ensinem a forma correta de produzir os alimentos sem o auxílio de venenos ou técnicas nocivas.
Se o pedaço de terra for próximo de centros urbanos, será mais fácil vender os alimentos em feiras livres, supermercados, sacolões ou grupos de consumo responsável.
Outra boa ideia é procurar por cooperativas de produtores próximas para entender como vender os seus produtos. Veja um mapa feito pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) com locais que vendem orgânicos pelo Brasil.
Criação de animais
A criação de animais é bastante tradicional, mas também está passando por transformações. Com todas as preocupações em torno do bem-estar animal, há quem prefira consumir frango orgânico ou ovos de galinha caipira. Geralmente, os agricultores que investem nesse tipo de negócio cobram mais caro pelos alimentos.
Para criar animais, é preciso ter um terreno de tamanho suficiente e capital para construir a estrutura. Também é necessário ter certo conhecimento do nicho escolhido, principalmente se for trabalhar com a criação consciente.
Turismo rural
Proprietários de fazendas ou sítios que tenham uma vasta quantidade de atrativos, como cachoeiras, rios, trilhas ou locais apropriados para acampar podem abrir um negócio de turismo rural.
Há diversas formas de fazer isso. A primeira delas é simplesmente cobrar um valor para que os turistas entrem na propriedade e aproveitem o que ela tem a oferecer. Também é possível construir uma estrutura para que possam acampar ou passar o dia, com banheiros, quiosques, churrasqueiras e tomadas. Por fim, há a opção de contratar guias e oferecer passeios mais estruturados.
Pousadas
Quem tem uma bela propriedade no campo pode abrir uma pousada, dispondo de suítes, restaurantes de comida caseira e outros atrativos, como uma piscina, andar à cavalo e passeios de barco.
Plantações
Plantações de soja, milho, algodão e cana-de-açúcar são algumas das principais atividades agrícolas do Brasil. Além do cultivo dessas plantas, o produtor rural tem opções como o eucalipto, mandioca e café. Outra ideia é cultivar flores para vendê-las em floriculturas nas cidades ou atuar como fornecedor para empresas de decoração.
Fonte: brilhante.com
Link: (https://www.brilhante.com.br/meu-negocio-brilhante/primeiros-passos/derrube-mitos/como-ser-produtor-rural.html)